Noticias

SAQUE DO FGTS 2019 LIBERADO! Onde investir o dinheiro do FGTS e do PIS/PASEP?

FGTS

Pergunta que não quer calar: o que fazer com o dinheiro do FGTS e PIS/PASEP? Explico nesse artigo.

O Bolsonaro e o Paulo Guedes falaram que, em breve, vai acontecer a liberação dos recursos da contas ativas e inativas do FGTS e PIS/PASEP. Essa medida vai injetar dinheiro na economia, mas será que você consegue sacar todo o dinheiro na sua conta ativa do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

Eu acredito que não, infelizmente. O governo estuda permitir saques de acordo com o valor que o trabalhador tem na conta e você provavelmente não vai poder chegar lá e retirar todo o dinheiro.Mas sobre as regras de saques explicarei em um próximo artigo.

Agora quero saber o que você vai fazer com o dinheiro do FGTS deixe seu comentário aqui no final desse artigo,Importante saber que o FGTS rende 3% ao ano mais a TR, Taxa Referencial. Nesse momento a TR está zerada.
Ou seja,o FGTS rende menos que a poupança. Triste realidade.

Hoje a poupança rende 70% da taxa selic mais a TR. Como a taxa selic está em 6,5% ao ano, logo a poupança rende 4,55% ao ano. Mas não é porque a poupança rende mais que o FGTS que você vai tirar seu dinheiro do FGTS e colocar na caderneta de poupança.Porque têm investimentos que rendem mais e vou explicar agora para você.

Primeira pergunta a se fazer sobre o FGTS

você está com dívidas? Se você está com dívidas a taxa de juros que está pagando é bem maior que o juros que você vai receber caso invista esse dinheiro.

Mas se você tem dívidas e não tem nenhuma reserva de emergência vale a pena pensar em qual ação tomar porque pegar todo o dinheiro do seu FGTS para quitar dívidas e ficar sem reserva pode ser perigoso. Se algum imprevisto acontece no caminho de onde você vai tirar dinheiro?

Por isso é importante formar essa reserva,Se você está com dívidas hoje uma sugestão seria usar metade do dinheiro do FGTS para pagar as dívidas e metade para formar essa reserva de emergência.

Se você não tem dívidas, mas também não tem reserva de emergência a opção mais indicada para quem precisa de
segurança e liquidez é título do tesouro como o tesouro selic que rende conforme a selic, a taxa básica de juros da economia. Tem também o fundo selic simples do BTG Pactual que rende mais que o tesouro selic porque lá você não paga a taxa de custódia da bolsa de 0,25% ao ano.

Mas para colocar dinheiro nesse fundo precisa abrir conta no BTG Pactual, e você pode fazer isso clicando nesse Link  ==> Banco BTG Pactual para abrir a sua conta é totalmente gratuito e as taxa 0 para tesouro direto e renda fixa você também  não paga nada.Outra opção para a reserva de emergência são os CDBs de liquidez diária. Mas muita atenção à saúde da instituição financeira que você empresta seu dinheiro e à rentabilidade que estão te oferecendo.

Se você não entende nada de investimento temos aqui no blog diversos artigos que pode te ajudar a entender melhor tudo isso ok.

Reserva de emergência com FGTS

Se você já formou a reserva de emergência e quer investir no longo prazo para a aposentadoria, para isso temos
o tesouro IPCA, um dos títulos do governo que paga uma taxa fixa na compra mais a variação do IPCA ao longo do tempo. O tesouro IPCA é uma boa opção porque ele protege seu capital contra a inflação. Outra alternativa é a previdência privada,mas tem que ser uma boa previdência.

Tem que ficar atento à taxa de carregamento e administração cobrada, à rentabilidade,tem que saber analisar para escolher.A previdência privada tem suas vantagens como sucessão patrimonial, alíquota menor na cobrança do IR caso você opte pela tabela regressiva, tem deduções no imposto caso você escolha o PGBL, mas depende da declaração do IR.

Mas antes de investir em qualquer coisa é preciso saber seu perfil de investidor, quais os seus objetivos para esse dinheiro e sua fase de vida. Nada de colocar os pés pelas mãos e depois se arrepender ou perder dinheiro. Para quem quer ter uma carteira para viver de renda tem os FIIs e ações.  e se você nunca ouviu falar em fundos imobiliários temos um resumo aqui nesse artigo para você aprender a investir em FIIs

O que são fundos imobiliários

O que é uma ações?

About the author

Jocelio

4 Comments

Click here to post a comment

  • Agora você conseguiu mais um lente que vai escoltar sempre.
    Tirei muita dúvida e também achei bom de verdade
    ler sua vocábulo. tem muito plumitivo bom e também
    você é um deles. Agradeço a web por me
    presentear a possibilidade de saber seu sítio e também controlar revir.

  • Eu tenho dois blogue e não sei se qualquer deles chegou ao nível do
    seu. Por esse post, imagino que você já tenha muito leitor.