Corretoras

Corretora de valores como escolher a melhor e mais confiável

corretoras-de-valores

Neste artigo eu vou compartilhar com você um processo de três passos práticos de como escolher a melhor e mais confiável corretora de valores para investir seu precioso dinheiro.

Você já sentiu uma grande insegurança e dificuldade na hora de escolher uma boa corretora de valores para investir o seu dinheiro? se esse é o seu caso eu não culpo você afinal de acordo com o site da bp3 que a antiga bolsa de valores bmf bovespa existem atualmente 86 corretoras de valores para você escolher isso mesmo com tantas opções assim não me surpreende que seja tão difícil para os investidores, especialmente aqueles que estão iniciando sua jornada tomar essa decisão, e para piorar ainda mais as empresas existentes no mercado brigam unhas e dentes por novos clientes oferecendo diferentes benefícios para atrair novos investidores.

E para ajudar aqueles que estão confusos e que ainda não tomar essa decisão de qual corretora utilizar para fazer seus investimentos eu pretendo aqui mostras tudo o que você precisa saber para escolher corretamente a sua corretora.

A explicação a seguir foi pensada para aqueles que não têm idéia de onde começar, se você não sabe exatamente o que é e o que faz uma corretora também não tem problema porue nesse passo a passo que vou mostrar vai ajudar aqueles que já estão usando uma corretora mas pensa em migrar para outra que possa oferecer melhores benefícios.

O que é uma corretora de valores?

todo mundo em algum momento da vida já ouviu falar nesse tipo de empresa mas nem todos são capazes de explicar exatamente o que é e o que essas corretoras fazem, eu gosto de pensar sugere que você pensa em uma corretora ou nas corretoras sendo a ponte entre você investidor e os diversos produtos financeiros do mercado que você vai investir, sem essa ponte você não teria como investir em títulos públicos seria bem mais difícil de investir em cdbs e seria impossível de investir em ativos listados na bolsa de valores, como ações etf de fundos imobiliários

ou seja as corretoras de valores e empresas indispensáveis para o sistema financeiro outro ponto importante aqui é entender que a corretora não é a mesma coisa que um banco embora os bancos possam oferecer esse mesmo tipo de serviço, eles oferecem através das suas próprias corretoras essas são instituições financeiras diferentes e essa distinção que é bastante importante, porque são as corretoras independentes.

Ou seja aquelas que estão independentes são independentes de bancos que não estão ligados diretamente nenhum banco que geralmente em via de regra oferece os melhores benefícios para os investidores mas no final das contas quem vai tomar a decisão é você. e seguindo os passos a seguir tenho certeza que vai ficar muito mais fácil.

Então passo número 1

verificar a confiabilidade da corretora é o primeiro passo,que é verificar se a corretora que você está pesquisando é realmente confiável no caso das corretoras vinculadas aos grandes bancos a solidez da própria instituição financeira geralmente é um bom indicativo de confiança para aquela empresa.

Agora para as corretoras independentes que é a recomendação que eu tenho é que você utiliza uma corretora independente eu sugiro que você verifique quatro pontos importantes, o primeiro indício de contabilidade é o cadastro na cvm ou comissão de valores mobiliários, a cvm é responsável por regular o mercado de investimento, ela que autoriza as corretoras atuarem no mercado.

Descobrir se a corretora está devidamente autorizado a operar é importante para que você não cair em golpes esses golpes acontecem quando você acha que está transferindo seu dinheiro para uma corretora séria quando na verdade está enviando seu dinheiro para algum estelionatário, e essa consulta da cvm é bem fácil de fazer tudo o que você precisa fazer é acessar o site da cvm e buscar no menu lateral debaixo da opção informações regulados o item corretoras e distribuidoras nessa página uma definição mais técnica do que é uma corretora.

Mas o que nos interessa aqui é esse link ===> Clique Aqui da central de sistemas da cvm,é aqui que você vai constar o nome ou o cnpj da empresa para descobrir se ela está realmente autorizada a atuar no mercado financeiro, e também descobrir qual é a função que ela pode desempenhar nesse mercado se ela estiver enquadrada como corretora ou distribuidora está tudo ok.

E o segundo indício de confiabilidade

seria verificar ao selo cetip certifica a cetip ou o centro de custódia e de liquidação financeira de títulos que agora se fundiu com a bolsa de valores e também faz parte da b 3 é a empresa que serve como integradora do mercado financeiro, a sua função é atuar como uma guardadora como uma guardiã dos títulos garantindo que os ativos estejam devidamente registrado no nome dos investidores e lembrando, aqui estamos falando de ativos de renda fixa de crédito privado como cdbs por exemplo.

Se você já teve medo do que poderia acontecer caso a sua corretora viesse a falecer não há o que se preocupar se a empresa possui os selos cetip que é bem fácil verificar se a corretora tem esse selo, é só acessar o site da equipe encontrar no menu produtos e serviços a opção cetip certificam no final da página onde você vai encontrar as instituições credenciadas.

O terceiro índice de contabilidade são

Os certificados do programa de qualificação operacional ou pq o da b 3 que antiga bm f bovespa esses são selos que atestam os requisitos operacionais das empresas, garantindo que elas atuem em um padrão correto dentro do mercado.A b3 emitir vários certificados diferentes mas o que interessa para a maioria de nós que são os investidores pessoa física é o rigor ou esse selo. é importante porque avalia a corretora dentro dos seguintes aspectos.A empresa oferece serviços de assessoria e plataforma eletrônica de negociação de produtos financeiros.

Se a corretora oferece uma diversificada gama de produtos com conteúdo educacional e alternativas de investimento para o investidor  e ainda se a corretora oferece ferramentas de negociação de tecnologia móvel e plataformas eletrônicas perceba que atender esses requisitos é importante para ter uma boa experiência com seus investimentos.

No site da bm f bovespa dentro do menu regulação você vai encontrar mais detalhes sobre o programa de qualificação operacional e as corretoras certificadas em cada um dos selos oferecidos pela instituição, quando uma verificação adicional eu sugiro que você consulte se a corretora está habilitado a operar no tesouro de como os títulos públicos representa e o que eu chamo de feijão com arroz dos investimentos, é muito importante que a corretora esteja listado no site do tesouro direto. Mas provavelmente se ela tiver esse selo ela vai falar também.

Passa o número 2

Conferir as taxas da corretora é o segundo passo para escolher a sua corretora verifique as taxas cobradas geralmente é por aqui que a maioria dos investidores começam a pesquisar mas antes é realmente importante verificar primeiro se a empresa escolhida realmente é confiável também, nesse passo aqui que uma boa parte dos investidores entende que realmente vale a pena procurar uma corretora independente em vez de permanecer com a corretora oferecida pelos bancos, e sobre as taxas existem diversas que podem ser cobradas pelas corretoras,

Uma vez que você já passou pelo filtro de confiabilidade o mais importante mesmo é escolher aquela que vai gerar menos custos, ou seja escolha mais barata pra você entre as taxas que podem ser cobradas pelas corretoras temos a taxa de custódia que o valor cobrado para manter armazenadas as informações dos títulos do investidor na corretora, a taxa de corretagem que o valor cobrado por operações realizadas no mercado de renda variável e a taxa de administração para o tesouro direto que é o valor cobrado por algumas corretoras para operar no programa do tesouro nacional, aqui é muito importante destacar que algumas corretoras podem cobrar taxas diferentes ou adotar outros nomes para as mesmas taxas para grandes cobranças.

Decifrando taxas nas corretoras

Porém o raciocínio não muda você precisa escolher aquela que vai sair mais barata pra você a taxa de custódia e a taxa de administração que o investimento do tesouro direto por exemplo são isentas em várias corretoras independentes nas corretoras e bancos. Por outro lado essas duas taxas são cobradas o que acaba pesando contra essas instituições.

Alguns bancos ainda cobra uma taxa de manutenção de conta que não é taxa de custódia uma outra taxa que acaba deixando o custo ainda mais alto a taxa de corretagem só é importante para quem vai operar no mercado de renda variável, pode até ser que você queira trabalhar apenas com renda fixa no primeiro momento é pra isso até quando o mercado financeiro. Mas é bastante importante ficar ligado na taxa de corretagem caso você pretenda dar um passo adiante e diversifica ainda mais seus investimentos,então fique de olho nessas taxas também não ignore elas.

Por fim o terceiro passo para escolher a melhor corretora

Entender os benefícios oferecidos por ela para você digamos que esse terceiro passo ele pode ser usado como critério de desempate entre corretoras que você selecionou que passar no primeiro filtro e que têm taxas bem atrativas e bem atraente para você.

As corretoras elas podem oferecer vantagens bem distintas para cada perfil de investidor, então é ser realmente necessário pesquisar e refletir entre as suas escolhas estão entre essas características entre os benefícios que elas podem dar o investidor eu sugiro você verificar a qualidade no atendimento ao cliente é muitíssimo importante, a clareza e a simplicidade na transparência da apresentação das informações. E aqui quanto mais transparente a corretora for melhor pra você e também ofertas de cursos e programas de educação.

Tipos de programas de educação Financeira oferecido pelas corretoras

Investimentos e finanças pessoais com muitas corretoras oferecem cursinhos em uma parte mais educacional depois disso veio o home broker de qualidade para quem vai operar ainda trabalhava um robô que é melhor pra facilitar um pouco a sua vida, em seguida a integração com a plataforma do tesouro direto mas já não acho tão importante assim visto que ia fazendo operações direto pelo site do tesouro direto é bem tranquilo.

Calculadoras de rentabilidade impostos também podem ajudar bastante você e aplicativos para dispositivos móveis se você for bem conectado de ter sempre ali no celular na palma da mão existem outros benefícios como recomendação de ativos para serem comprados em bolsa de valores e plataforma de análise gráfica mas eu realmente não recomendo muito você fica muito ligado nisso.Porque é aqui que existe um grande conflito de interesse entre as corretoras

Porque quanto mais os investidores operam quanto mais investidores comprem ativos mas a corretora fatura então fica de olho um pouco nesses últimos dois benefícios que a corretora poderia te oferecer que é uma boa plataforma de análise técnica pra você ficar comprando e vendendo ativos de renda variável toda hora e também recomendação de ativos para investir. que muitas vezes têm um conflito nada transparente entre corretora investidor.

Muito bem esses são os três passos básicos que você precisa seguir para escolher a melhor corretora para seus investimentos, verificar a confiabilidade da corretora conferir as taxas que a corretora cobra que você entende os benefícios oferecidos pela corretora. se você se seguir esse passo a passo e tenho certeza de que você não vai errar e definitivamente vai escolher uma boa corretor.

Uma boa ponte para chegar até os seus objetivos financeiros para te ajudar ainda mais nossa escolha eu vou deixar aqui abaixo série de links interessantes para você conferir.

se você gostou desse artigo e compartilhe ele com seus amigos e parentes para que ele possam ter o mesmo conhecimento que você nesse nosso mercado financeiro. e deixe aqui nos comentários quais desses desses três passos você mais gostou.

Aqui abaixo listo as corretoras que eu uso e com base nesses conhecimentos acima é só você levar em consideração para fazer a sua propiá analise durante a sua escolha..




About the author

Jocelio

Add Comment

Click here to post a comment