Ações

Como achar o preço justo de uma ação

clacular-preço-de-uma-ação

No artigo de hoje nós vamos falar sobre investimento em ações então antes de entrar no tema não se esqueça de se compartilhar esse conteúdo com seus amigos parentes para que eles possa aprender a investir cada vez melhor o seu dinheiro.

Como achar o preço justo de uma ação

Uma dúvida comum de todo investidor em ações é tentar identificar se aquela ação daquela empresa que ele está pensando em investir está com preço atrativo ou não para o seu investimento, para isso existe uma maneira de fazer a conta do preço justo de uma ação.

E como é que funciona isso vou dar um exemplo bem simples aqui pra gente ilustrar essa situação, vamos supor que você mora numa cidade e nessa cidade existe uma pizzaria grande muito conhecida e que o dono dessa pizzaria tenha uma idade avançada, ele queira se desfazer do negócio e que ele não tenha filhos então ele vai querer vender para alguma pessoa interessada em investir naquela pizzaria.

Bom como é que você como investidor avaliaria quanto que vale fazer um investimento é adquirir essa pizzaria, você teria que fazer uma conta para ver se o retorno que aquela empresa daquela pizzaria da é compatível com o valor que o dono dela está colocando à venda no mercado.

Então na verdade no mercado de renda variável quando você investe baseado em fundamentos essa é uma das maneiras que você tem também para saber se a ação está sendo negociada com um preço baixo, alto e qual seria o preço justo da quela determinada ação então.

Isso a gente chama de valuation que é atribuir o valor de uma empresa e qual seria o valor justo de uma ação para você fazer o valuation de uma empresa você precisa identificar qual é a expectativa de resultados que essa empresa vai te dar nos próximos períodos de repente nos próximos cinco anos por exemplo.

Como fazer esse calculo para descobrir o preço justo de uma ação

Então uma maneira de você fazer essa conta é chamado o fluxo de caixa descontado então você faz uma projeção de lucratividade para os próximos anos e desconta uma taxa que seria um custo de oportunidade para trazer esse valor ao valor presente, assim você consegue determinar qual o valor de uma empresa.

E no caso de uma empresa listada em bolsa de valores você vai dividir esse valor pela quantidade de ações que a empresa têm em bolsa e você vai achar o valor justo de uma ação. naturalmente se você prestar atenção no que eu falei você observou que existe uma expectativa de lucratividade futura, e isso de fato é um número subjetivo que vai depender das suas expectativas.

E cada pessoa cada analista do mercado pode ter uma expectativa diferente pra poder quantificar essas expectativas futuras naturalmente os analistas precisam mergulhar a empresa entender o segmento de atuação os fatores que podem acelerar ou dificultar a obtenção de resultado dessa empresa.

Uma vez que esse valor justo é determinado você vai comparar esse valor com o valor negociado no mercado vamos supor que você tenha feito um valuation de uma empresa e o valor da ação o preço justo o chamado também de preço alvo da empresa seria de 35 reais por exemplo e aí você observa que essa empresa está sendo negociada a 25 reais na bolsa então essa diferença entre os 25 e 35 é chamamos de upside que seria a diferença a ser corrigida entre o valor que a empresa está sendo negociada e o valor que ela vale naquela conta que você fez

Então ao encontrar o upside o de diversas oportunidades de investimento em ações você vai começar a identificar as suas expectativas de retorno, uma vez que se espera que no longo prazo a convergência de preços de uma ação acompanha os fundamentos naturalmente você também não pode achar que esse preço vai ser corrigido imediatamente, e também tem que lembrar que vários fatores vão impactando nos preços das ações ao longo dos dias.

Inclusive os próprios resultados das companhias então a cada três meses quando são divulgados novos resultados os analistas vão lá estudam a empresa e fazem uma nova projeção para verificar se aquele preço justo se mantendo a expectativa ou se tem que ser feito algum ajuste nele

Então você precisa não apenas fazer a valoração do preço justo de uma ação no presente momento mas mantém um acompanhamento na medida em que os resultados da companhia vão acontecendo então o investidor fundamentalista que utiliza o valuation para identificar oportunidades e o que a gente chama de ações negociadas com desconto na boca se vale dessa técnica atribuir um valor um preço justo a companhia identificar oportunidades de empresas negociadas abaixo desse valor

O upside que a oportunidade de valorização desse ativo e aí tomar a decisão de ingressar ou não naquele investimento naquela determinada empresa entendeu então essa é uma das formas de análise fundamentalista pra você que quer fazer investimento em ações.

Você gostaria de começar a investir em ações com pouco dinheiro e montar uma carteira previdenciária? se sim seu lugar é AQUI

Como investir em ações com pouco dinheiro

About the author

Jocelio

Add Comment

Click here to post a comment